sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

84, Charing Cross Road - Helene Hanff


Edição que li

Edição e  título em português



Sinopse: "Correspondência entre a autora americana, em Nova York, e o gerente de uma loja de livros raros/usados na Inglaterra, em Londres, durante vários anos. Uma viagem sentimental indicada aos amantes de livros. Tudo começou com uma carta perguntando sobre livros de segunda mão, escrita por Helene Hanff em Nova York, e endereçada a uma livraria no número 84 da Charing Cross Road, em Londres. Como as sarcásticas e espirituosas cartas de Helene são respondidas pelo indigesto e criterioso Frank Doel da Charing Cross Road, 84, uma relação floresce, em meio ao aconchegante e charmoso mundo dos livros, dando espaço a uma amizade a distância, ao longo de duas décadas." (Skoob)

Esse livro foi mais uma ótima indicação da Ju, do O Batom de Clarice ; acho que ela falava dele em um vídeo sobre livros adaptados para o cinema. Achei muito interessante a história e fui procurá-lo na Library. O livro é  bem curtinho, não tem narração,  apenas as cartas transcritas. Helene é muito divertida, ri muito durante a leitura...Esse livro é bem semelhante ao "A Sociedade Literária e a Torta da Casca de Batata", um dos meus livros favoritos. A diferença é que essa história é real.

Quem ama livros vai se identificar muito com a escritora, que possui aquela ânsia para conseguir um livro, raro ou apenas algum muito desejado. Naquele tempo, logo após a Segunda Guerra Mundial, era muito difícil conseguir vários produtos, inclusive livros. Além da parte relacionada ao amor aos livros, fiquei muito emocionada com a disposição da autora em ajudar seus novos amigos ingleses. Como tudo faltava na Inglaterra, as pessoas usavam cupons racionados, para comprar comida e outros artigos. Helene, mesmo não tenho muito dinheiro por ser uma escritora no inicio de carreira, resolveu ajudá-los enviando produtos como carne, presunto, salsicha, ovos e até meia calça de nylon para as mulheres...é muito bonito ver como isso fez diferença na vida daquelas pessoas...

O livro foi adaptado para o cinema em 1987, com Anne Bancroff  no papel de Helene, Anthony Hopkins como Frank e Judi Dench como sua esposa. O filme foi muito fiel ao livro e vale a pena demais assisti-lo; as interpretações são fantásticas e não há como não se emocionar...

DVD original

DVD brasileiro

Trailler


Para variar, achei o título em português muito ruim...quem leu o livro, vai entender o porquê. Não posso falar porque acho que seria spoiler. Descobri no Skoob uma continuação do livro, chamado  "A Duqueza de Bloomsbury" (The Duchess of Bloomsbury - já peguei na library),  onde Helene fala de sua viagem  à Inglaterra. Quando ela conseguiu viajar, a livraria havia fechado...




Marks & Co - 84, Charing Cross Road - London


"I used to go to English movies just to look at the streets. I remember years ago a guy I knew told me that people going to England find exactly what they go looking for. I said I'd looking for the England of English Literature, and he nodded and said: 'It's there'".


UPDATE: Esqueci de contar que amanhã irei a mais uma booksale; estou contando os dias há dois meses! Books, books and more books!!!

Books to the ceiling,
Books to the sky,
My pile of books is a mile high.
How I love them! How I need them!
I’ll have a long beard by the time I read them.
- Arnold Lobel, autor de livros infantis

(Livros até o teto,
Livros até o céu,
Minha pilha de livros tem uma milha de altura.
Como eu os amo! Como eu preciso deles!
Eu terei uma longa barba quando eu terminar de lê-los.)

Vi essa poesia no blog da Tábata  e não resisti, acabei copiando, achei muito bonitinha.

9 comentários:

  1. Oi Lia!
    Mais um livro que incluo na minha lista vendo tuas resenhas, tuas leituras andam deliciosas hehehehe...
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi
      Estao devagar, mas deliciosas mesmo! Bjs

      Excluir
  2. Oiiii Lia!!!!
    Nossa, parece uma história bem bonita e emocionante mesmo, ainda mais porque tem como pano de fundo o universo literário...
    Esse A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata é legal??? É romance???
    Adoro as tuas dicas!!!
    Beijãoooo e boa semana!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aliny
      Desculpe a demora para responder...eh romance sim, leia pq eh bom demais! Bjs

      Excluir
    2. Oi Lia! Nossa, faz um tempão que não aparecia aqui. Que vergonha!
      Lembro que assisti esse filme na escola, numa aula de literatura. É muito lindo. Mas nunca achei o livro para comprar. Não sabia que tinha uma continuação.
      Bjoss

      Excluir
  3. Oi Lia
    Eu sou apaixonada por esse filme!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu também amei demais A Sociedade Literária e a torta de casaca de batata.
    A Ju já tinha me dito que vou gostar do 84 Charing Cross Road; agora fiquei com mais vontade ainda de ler!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Cara Lia: Revi ontem 84 Charing Cross Road e hoje tive a curiosidade de me perder na internet à procura de referências sobre o filme, até porque penso escrever uma resenha sobre ele para meu próprio blog. Foi assim que encontrei o seu e li com prazer a postagem acima. Você parece ser uma pessoa muito especial, uma bióloga que ama literatura e artes cultivando pelos livros um amor tão comovente quanto o que assinalou a vida de Helene Hanff. De resto, foi graças aos livros que ela compartilhou com Frank Doel uma amizade tão generosa e rara. Foi um prazer conhecer o seu blog.
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando
      Seja bem vindo ao meu blog; fico feliz por ter gostado. Sou realmente apaixonada por livros, como Helene..rs..se puder, leia os dois livros que ela escreveu, sao muito bons! Volte sempre

      Excluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo